Sobre Nós|Contato
  • Bandeira Brasil
    Português BR
    Bandeira USA
    English US
    Bandeira Espanha
    Español ES
    Bandeira Brasil
  • 0

Consultar Notícias

terça-feira, 18 de setembro de 2018

Opacímetro / Monitor de Material Particulado

Opacímetro / Monitor de Material Particulado


Atende as normas da CETESB e de outros órgãos ambientais.                                                          

A opacidade é a técnica de medição comprovada e reconhecida para o monitoramento ou controle contínuo das cargas de material particulado (MP) encontrados após os processos de combustão e outros, sendo utilizada em fontes estacionárias, após os sistemas de despoeiramento nos mais diversos tipos de Indústrias.



A técnica é clássica e realizada por meio de uma fonte de luz (tipicamente um LED), transmitindo um feixe de luz (que adicionalmente é colimado por um conjunto ótico), que atravessa uma corrente gasosa, na fonte estacionária (chaminé ou duto). A luz resultante, é refletida de volta ao transceptor por meio de um retro-refletor no lado oposto.


A quantidade de luz atenuada (denominada de extinção) é diretamente proporcional à opacidade. O range de opacidade é de: 0% (sendo:100% de transmitância e 0% de absorbância) a 100% (sendo:100% de transmitância e 100% de absorbancia).


Essa técnica de medição de MP (Material Particulado) por TRANSMISSIOMETRIA, permite a leitura de (2) duas variáveis de processo ao mesmo tempo, a da OPACIDADE (densidade ótica), e a de CONCENTRAÇÃO em massa, de material particulado na corrente volumétrica dos gases efluentes, sendo a técnica mais “completa” de monitoramento.


A opacidade (densidade ótica) é uma propriedade ótica da matéria, que apresenta diversos graus e características. A principal característica é a interação da luz, com a matéria, tendo como efeito prático, a atenuação da passagem da luz em proporções variáveis.


Quando o feixe de luz colide com uma partícula presente na corrente gasosa, parte dela é refletida, , outra dispersada, outra absorvida, e um restante transmitida (refração). Dessa forma, temos um fenônomeno natural chamado de extinção.


A correlação entre a opacidade (extinção) e concentração em massa (mg/Nm3) de Material Particulado, é obtida através de uma equação de correlação, obtida a partir de um cálculo estatístico de regressão linear, que está no software do Opacímetro.


 

Cada fonte estacionária (Chaminé), tem sua assinatura própria, sua própria curva, devido as suas condições particulares, como:


 - Diâmetro da Chaminé;


 - Velocidade, pressão estática e temperataura  dos gases;


 - Comportamento dinâmico das particulas;


 - Granulometria das particulas;


 - Interação da partículas com a luz;


 - Matriz das partículas.


 

A medição de partículas em movimentos caóticos, é um desafio, devido aos ambientes adversos nos quais eles devem operar continuamente.

 

Para atender a esses desafios, a DIGIMED desenvolveu um Opacímetro/Monitor de Material Particulado, que atende as mais diversas necessidades dos diversos segmentos industriais e que está em total conformidade legal, técnica e de qualidade assegurada, com os requisitos das normas e regulamentações nacionais e internacionais.


O opacímetro faz a medição contínua de emissões de partículas para diversas faixas de concentração, em diversas condições de aplicações e com muitíssima precisão.


A confiabilidade e consistência da resposta obtida em Concentração (Massa de partículas por volume de gases - mg/Nm3) para ser obtida de forma normatizada (opacimeter calibration according to ISO 10155), é feita contra amostragens gravimétricas isocinéticas (método de referência padrão).

Para obter-se a rastreabilidade documental das medições, normalmente exigida pela METROLOGIA, são utilizados filtros óticos de interferência, que podem ser inseridos manualmente no instrumento para verificações do 0%(ínicio de faixa) e 100%(fim de faixa), assim como a verificação da linearidade, com valores intermediários. Esse procedimento possibilita uma confiabilidade e rastreabilidade que outras técnicas não permitem!

O Monitor de Opacidade /Concentração, modelo DM-OP, é um transmissiômetro de duplo feixe e duplo passo, de alto desempenho.


Características principais:


- Alinhamento de fácil realização e visualização que permite a verificação a qualquer tempo durante a operação(Visualização a quente);


- Fonte de Luz LED de Alta Potência - Proporciona feixe colimado e potente;


- Duplo feixe - Compensa automaticamente, eventuais variações de potência da fonte de luz;


- Quociente (Razão) entre medida e referência - Compensação de erros devido a vibração, desalinhamento ou envelhecimento da fonte;


- Duplo Passo - Percurso ótico multiplicado 2x, aumento da sensibilidade ótica e ganho de sinal;


- Feixe de Luz Choperizada - Insensível a qualquer fonte de luz espúria (Ambiente)


- Auto Calibração /Diagnóstico - Dispositivo interno de Auto Calibração com atuação em intervalos livremente configuráveis;


- Unidade Transceptora e Unidade Retrorefletora isoladas por janelas óticas em quartzo polido - Totalmente protegidas das condições agressivas do processo;


- Unidade Remota - Unidade de Interface (IHM) que permite completa visualização e operação remota(Chão da Planta ou Sala de Controle);


- Unidade de Insuflação de ar - Unidade autônoma(Venturi) com filtro de particulados suspensos;


- Saída transmissora 4-20mA para Opacidade(0 a 100%) - Independente da saída para concentração;


- Saída transmissora 4-20mA para Concentração(0 a 10.000 mg/Nm3) - Independente da saída para Opacidade;


- Comunicação MODBUS - Via RS485;


- Segurança - Configurações protegidas por senha do usuário;


- Conformidade com a US EPA ASTM D 6216 e 40 CFR 60 PS-1;



Atende todas as exigências e conformidade legal (Estaduais - CETESB e Federais -CONAMA). 

Técnica (US EPA ASTM D 6216 e 40 CFR 60 PS-1) e de qualidade assegurada( ISO 10155), com os requisitos das normas e regulamentações nacionais e internacionais.

Produtos em destaque no mês

DM-63

Fotômetro de Chama para Laboratório

Saiba Mais

DM-MRC-P1

Material de Referencia Certificado - pH 6,86

Saiba Mais

DME-CVR14

Eletrodo Combinado de pH

Saiba Mais

Venha participar de nossos cursos

Traga suas dúvidas e melhore suas rotinas.

Escolha um dos temas

disponíveis e inscreva-se!

Reserve sua vaga