Existem legislações com o objetivo de proteger o meio ambiente e garantir limites adequados à atividade industrial, como o CONAMA 430/11, que classifica e estabelece padrões de lançamentos de efluentes em corpos d’ água, considerando o Art. 16, que exige que todos os efluentes só podem ser lançados no corpo receptor, desde que obedeçam as condições e padrões previstos neste artigo e no Art. 21.
Por isso, é de extrema importância realizar um adequado tratamento de efluentes antes de lançar no corpo receptor. Desta forma, a indústria evita punições e interdições de suas atividades por órgãos fiscalizadores. Como foi o caso publicado recentemente na notícia do G1 sobre os “rejeitos de fábricas de jeans que deixaram a água do Rio Capibaribe em Pernambuco vermelha”.
Este é um dos rios mais importantes de Pernambuco, pois passa por 42 municípios do estado, que hoje tem cerca de 2.500 fábricas de jeans instalados na região. Essas empresas foram identificadas e suas atividades suspensas temporariamente pelo órgão competente.
Clique aqui e saiba mais como os nossos produtos e serviços podem contribuir para os processos de tratamento de efluentes da indústria têxtil e outros setores industriais.