Utilizar a água de maneira racional e econômica é fundamental em qualquer momento, mas especialmente em temporadas de escassez, essa ação torna-se crítica para que todos os recursos hídricos possam ser preservados. A indústria possui grande peso neste cenário, utilizando grandes volumes da água destinada ao consumo humano (potável) nas mais diversas linhas produtivas.
Por isso, a conhecida Água de Reúso é amplamente utilizada como parte de soluções de gestão dos recursos hídricos, onde há fins não potáveis. De origem em ETEs, ela é extremamente útil na indústria, principalmente nos processos de limpeza de torres de resfriamento; caldeiras; construção civil, incluindo a preparação, a cura do concreto e a compactação do solo; irrigação de áreas verdes; lavagens de pisos e alguns tipos de peças, principalmente na indústria mecânica e processos industriais diversos.
Essas aplicações impactam em benefícios diretos como a redução na captação de águas superficiais e subterrâneas e emissão de efluentes em corpos d’água, além da redução de custos e aumento de competitividade em toda a cadeia produtiva.
Por definição, a Água de Reúso pode ser classificada em direto, onde a água após o tratamento adequado é encaminhada para o local onde será utilizado; e o indireto onde a água é descartada de forma planejada nos corpos d’água para utilização a jusante.
Você sabia que para o uso urbano no Estado de São Paulo, a Resolução Conjunta SES/SIMA nº 01/2020 foi publicada e regula o reúso direto não potável da água?
Fale conosco para saber mais sobre a Resolução e como isso pode impactar as suas operações no reúso da água!
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais!
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: 1156332200
E-mail: digimed@digimed.ind.br