O que é o Flúor e fluoreto?
O Flúor (F) é um elemento químico que, em condições normais, é encontrado em forma de gás (F²). Por se tratar de um elemento muito eletronegativo, reage facilmente com outros elementos. Na natureza, é encontrado em forma de mineral como a Fluorita (CaF²), já em soluções aquosas, encontramos como íon Fluoreto (F-).
O Fluoreto é encontrado em águas subterrâneas e superficiais podendo variar muito sua concentração devido as condições físicas, químicas e geológicas do local. É importante ressaltar que em águas superficiais poderá ser encontrado em concentrações maiores provenientes de fertilizantes e agrotóxicos.
Como aconteceu o processo de aplicação de Flúor no abastecimento de água?
Desde 1974, é obrigatório a fluoretação da água em todo território brasileiro, a Lei federal nº 6.050, de 24 de maio, determina que Estações de Tratamento de Água (ETA) passem pelo processo de aplicação de Flúor na água.
Um ano após a obrigatoriedade da fluoretação da água, a Portaria nº 635/Bsb, em 26 de dezembro de 1975, estabelece a necessidade do controle deste processo e define o abastecimento contínuo de água distribuída à população dentro das normas e padrão de potabilidade.
Clique aqui e conheça os equipamentos Digimed para análise de Flúor!
Esta medida foi instaurada em prol da saúde bucal como maneira preventiva de cáries. No entanto, o uso excessivo de Flúor pode ser prejudicial à saúde. Desse modo, desde 1996 o Guia de Controle da Qualidade da Água da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS, recomenda o valor máximo de 1,5mg/L de Flúor. O Ministério da Saúde brasileiro estabeleceu a Portaria GM/MS 888/2021, que determina como limite de Flúor na água o mesmo valor recomendado pela OPAS.
Em períodos mais quentes, aumentamos a ingestão de água, por este motivo a Portaria 635 GM/MS de 26 de dezembro de 1975, estipula valores em relação as temperaturas médias máximas diárias de cada local. Sendo assim, em regiões mais quentes é preciso incluir concentrações menores de íon fluoreto, em contrapartida, nas regiões com baixas temperaturas a concentração é maior.
Para manter a fluoretação da água dentro dos limites previstos em lei e seguros para nossa saúde, é necessário o monitoramento constante da concentração de Flúor na água distribuída à população, utilizando equipamentos específicos em Estações de Tratamento de Água (ETA).
Para condomínios, clubes, escolas, e tantos outros estabelecimentos comerciais e residenciais é possível realizar a coleta e análise das caixas d’águas e pontos de consumo.
Essa coleta dever ser realizada por uma equipe especializada e as análises em laboratório acreditado pelo INMETRO. Na Digimed realizamos a análise da concentração de Flúor e outros 105 parâmetros previstos na Portaria GM/MS Nº 888. Os relatórios técnicos emitidos são acreditados pela Coordenação Geral de Acreditação (Cgcre) e válidos para os órgãos oficiais.
Entre em contato com nossa equipe de engenheiros para garantir sua segurança através de um equipamento de ponta ou procedimentos de excelência.
Inscreva-se em nossa jornada de conteúdo e receba em seu e-mail conteúdos sobre o tema: https://materiais.digimed.ind.br/jornada-fluor
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais!
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: 1156332200
E-mail: digimed@digimed.ind.br