A análise laboratorial de açúcar, álcool e água têm sido cada vez mais necessária devido ao grande volume na colheita de cana-de-açúcar e na produção de açúcar e etanol.
Na safra de 2024/25 foram colhidas mais de 675 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, que resultaram na produção de 44 milhões de toneladas de açúcar e 29 bilhões de litros de etanol, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), colocando o Brasil no topo da produção de açúcar e na vice-liderança da produção de etanol, atrás apenas dos Estados Unidos.
As usinas contam, durante todo o processo produtivo, com as análises laboratoriais de açúcar, álcool e água, que medem o pH, a Condutividade, Turbidez, Cor, Cinzas Condutimétricas, o Metanol, os Açúcares Redutores, entre outros parâmetros, para assegurar a qualidade desses produtos. Isso garante que o açúcar e o etanol não sofram nenhum tipo de contaminação ou adulteração.
Caso ocorram essas situações, uma análise de laboratório permite agilidade no processo de definição das ações para conter e reverter os danos. Por isso, é tão importante que as usinas possam contar com instrumentos precisos de análise em seus laboratórios.
Além disso, por questões de segurança em suas operações, as usinas contam com análises em seus processos. Para monitorar a qualidade da água utilizada para abastecer a usina e para consumo os parâmetros analisados são: pH, Cloro, Turbidez, Cor, dentre outros, que garantem a potabilidade da água, assim como a saúde dos colaboradores e clientes, além do cumprimento das normas ambientais.
Já a análise de resíduos, realizada em efluentes, que mede DQO, DBO e Oxigênio Dissolvido (OD), entre outros ensaios, assegura que a operação das usinas não cause impactos negativos no meio ambiente, e reduz os riscos de desastres ambientais que poderiam impactar as regiões ao entorno das usinas.
Instrumentos para análise laboratorial de açúcar, álcool e água
A Digimed, especialista em instrumentação analítica, desenvolveu ao longo dos anos um catálogo de instrumentos que engloba a análise laboratorial de açúcar, álcool e água. Conheça alguns deles de acordo com o tipo de análise em usinas e destilarias, e suas principais características:
Análise de pH em Etanol Hidratado
Análise de pH em Etanol Anidro
Análise de pH em soluções aquosas
Análise de Condutividade em Etanol
Análise de Cinzas Condutimétricas
Análise de Turbidez no Açúcar e na Água
Análise de Açúcares Redutores
Aproveite para conferir como realizar a análise de pH em Etanol, conforme a norma NBR 10891:
Para saber mais sobre instrumentação analítica, entre em contato com a nossa equipe de especialistas:
Assistente virtual Didi: 115633-2200 E-mail: digimed@digimed.ind.br ou Solicite sua cotação agora mesmo.