As normas para medidas de pH em Etanol foram atualizadas recentemente.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP), fiscaliza a comercialização de Etanol Combustível que não se enquadre nas especificações estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através das NBRs: 

- NBR 10891: Determinação de pH. 

- NBR 10547: Determinação de Condutividade. 

Veja o que mudou:

1. Uso do vaso termostatizado para determinação (análise) de pH ou outro sistema capaz de manter a temperatura da amostra em (25,0 +/- 2,0)ºC;

2. Utilização de Material de Referência Certificado (MRC) ISO 17034 (pH 4,01 / 6,86 e Condutividade 5 µS/cm); 

3. Uso do vaso termostatizado nas calibrações ou outro sistema capaz de manter a temperatura do MRC em 25,0ºC; 

4. Alteração da temperatura de referência para 25ºC.

5. Sensibilidade do eletrodo de pH está conforme o recomendado pelo fabricante. 

Versão antiga NBR 

Resolução ANP nº36, de 06/12/05 - Diário Oficial da União - 07/12/05

Característica: Condutividade Elétrica

Padrão de Calibração: 13.32mS/m

Temp. de Referência:  20ºC

Calibração: Termocompensador 

Determinação (análise): Termocompensador 

Norma: NBR 10547

Característica: Potencial Hidrogeniônico (pH)

Padrão de Calibração: 6,86 e 4,01

Temperatura de Referência:  20ºC

Calibração: Termocompensador 

Determinação (análise): Termocompensador 

Norma: NBR 10891

Versão atual NBR 

Resolução ANP nº19, de 15/04/15 - Retificado no Diário Oficial da União - 16/04/15

Característica: Condutividade Elétrica

Padrão de Calibração: MRC 5 µS/cm( 500µS/m)

Temperatura de Referência: 25ºC

Calibração: Sistema Termostatizado (vaso) à 25ºC ou outro sistema capaz de manter a temperatura em (25,0 +/0,5)ºC;

Determinação (análise): Sistema Termostatizado (vaso), Termocompensador ou outro sistema capaz de manter a temperatura em (25,0 +/0,5)ºC;

Norma: NBR 10547:2016

Característica: Potencial Hidrogeniônico (pH)

Padrão de Calibração: MRC 6,86 e MRC 4,01

Temperatura de Referência: 25ºC

Calibração: Sistema Termostatizado (vaso) à 25ºC ou outro sistema capaz de manter a temperatura em (25,0 +/- 2,0)ºC;

Determinação (análise): Sistema Termostatizado (vaso) ou outro sistema capaz de manter a temperatura em (25,0 +/- 2,0)ºC;

Norma: NBR 10891:2017

Para ajudar as empresas preocupadas em atender as Normas vigentes, a Digimed desenvolveu o Vaso Termostatizado (DM-V2) que atende aos requisitos das Normas e produz as soluções MRC de pH 4,01 e pH 6,86 e MRC de condutividade 5 µS/cm.

 

Acompanhe nossas redes sociais (FacebookInstagramLinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais!

Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: 1156332200
E-mail: digimed@digimed.ind.br

JORNADAS DE CONTEÚDO