O setor de alimentos tem a preocupação de entregar os melhores produtos aos seus consumidores e a instrumentação analítica está presente em etapas importantes da produção para auxiliar na monitoramento e controle da qualidade, por exemplo, do chocolate.
O Plantio:
O Brasil é o 6º maior produtor de cacau do mundo, tendo área de 700 mil hectares plantados, onde o estado da Bahia e Pará representam 95% de toda nossa produção nacional.
Nossa contribuição começa muito antes da colheita, iniciando na preparação, correção do solo e processo de adubação, onde é necessário verificar se existe a presença de alumínio e acidez daquele solo, onde é realizado o controle de pH com eficiência. O valor ideal deste pH precisa ser controlado e permanecer entre 5,8 a 6,2. O monitoramento deste parâmetro faz parte de muitas etapas do processo, inclusive da água que irá irrigar as plantações do cacaueiro, onde além de pH é necessário analisar Condutividade e Sólidos totais dissolvidos.
Fertilizantes:
É necessário realizar diversas análises de parâmetros químicos, como por exemplo: pH, Cloro, Cromo, Potássio, Lítio e outros.
Sementes de cacau:
Após a colheita das sementes entramos nas etapas de fermentação (pH3,6) e secagem (pH 5,6), onde nessa etapa obtemos as amêndoas do Cacau, que passam por processos de limpeza, quebra e peneiramento, resultando em pequenos grãos triturados, o nibs do cacau. Em seguida parte para as etapas de esterilização, alcalinização e torração (pH acima de 3) e é a partir desse processo obtemos a manteiga de cacau, o líquor do cacau e o cacau em pó.
O chocolate:
De modo geral o chocolate é produzido com os derivados do cacau e adição de outros ingredientes que podem variar de acordo com a marca e/ou fornecedor. Sua base inicial é composta por:
Líquor ou manteiga de cacau/cacau em pó, leite, açúcar, emulsificantes e aromatizantes.
Na produção do leite o controle de pH é de extrema importância pois ele determina a qualidade daquele ingrediente, podendo variar de 6,6 e 6,7. Já no açúcar é realizada a análise de Cor e Turbidez para o processo de clarificação, porque a presença de partículas suspensas são prejudiciais para o processo de refino, onde também é feita a determinação de Cinzas, fator importante para a qualidade do açúcar.
Além disso dentro de todas as empresas existe um sistema de abastecimento de água, o qual deve atender a Portaria GM/MS nº 888/2021, ou seja, a água utilizada para consumo dos colaboradores ou para produção, obrigatoriamente tem que ser potável, para garantir o bem-estar das pessoas e a qualidade da produção. Neste ponto, além dos instrumentos analíticos contamos com os nossos serviços de análises ambientais.
O processo tradicional do chocolate passa por:
- Mistura dos ingredientes
- Conchagem
- Temperagem
- Moldagem
- Resfriamento
- Armazenamento
Embalagem
Até mesmo a embalagem exige controle analítico para que a qualidade de todo o processo seja a mesma. No segmento de papel e celulose são realizadas análises de Condutividade, Amônia, pH, Cloro, Oxigênio dissolvido.
Efluentes
Qual a importância dos serviços de análises ambientais no descarte dos efluentes?
O serviço de análises ambientais auxiliam na caracterização dos efluentes que irão variar de acordo com as características, físicas, químicas,biológicas e no cumprimento das exigências ambientais no descarte, para prevenção e controle da poluição no meio ambiente.
No estado de São Paulo aplicado pela CETESB o Decreto 8468/76, determina como deve ocorrer o lançamento dos efluentes na região. Importante enfatizar que os corpos receptores também possuem uma classificação, no qual os lançamentos não podem ultrapassar os limites desse enquadramento. Dentro dos parâmetros mais analisados para avaliar a carga poluidora desse efluente estão: Demanda química de oxigênio (DQO), Demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e Sólidos suspensos totais (SST).
A empresa deve acionar um laboratório acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE) para realizar a coleta, análises e os relatórios técnicos com os dados dos parâmetros listados pela legislação que a sua empresa precisa atender.
Caso você tenha dúvidas sobre qual tipo de calibração seguir no seu processo, entre em contato conosco! Solicitar cotação
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: 115633-2200 E-mail: digimed@digimed.ind.br ou Solicite sua cotação agora mesmo.
Digimed.