O monitoramento da qualidade da água utilizada no processo de fabricação das indústrias de alimentos precisa ser constante e rigoroso para minimizar possíveis danos à saúde dos consumidores. Para isso, é importante seguir os procedimentos e evitar a “não conformidade” na fiscalização do SIF (Serviço de Inspeção Federal).
Confira a seguir os principais parâmetros analisados para o controle da qualidade no tratamento de água e que atendem a Portaria GM/MS 888 de 04/05/2021:
Cloro
Desinfecção para assegurar a destruição de possíveis agentes patogênicos. O Cloro Residual é a garantia da qualidade da água. É utilizado o método colorimétrico através do medidor de Cloro portátil. A medição deve ser realizada imediatamente após a coleta da amostra devido a sua volatilidade.
Confira o DM-CL
pH
Controle de pH na faixa entre 6,00 e 9,00, para tornar o processo de desinfecção da água, com aplicação de Cloro eficiente. O pH sofre interferência direta da temperatura, por isso é sempre referenciado à 25 °C. A medição deve ser realizada em até 15 minutos após a coleta para evitar alteração da temperatura.
Confira o DM-20P
Cor
A cor aparente na água potável é devida a presença de substâncias em soluções como matéria orgânica. Sua remoção tem a finalidade de tornar a água adequada para aplicações gerais e industriais. A análise requerida é de cor aparente (cor em amostras com turbidez). A medição deve ser realizada em até 6 horas após a coleta.
Confira o DM-COR
Turbidez
A turbidez é considerada um dos principais parâmetros a ser analisado de acordo com o ponto de vista sanitário, devido os vírus e as bactérias se alojarem nas partículas em suspensão. É recomendada sua medição em até 4 horas após a coleta.
Confira o DM-TU
Alumínio
O Alumínio em excesso na água pode provocar precipitações, aumentando a turbidez e ocasionando danos para a saúde. Recomenda-se realizar a medição em até 48 horas após a coleta sem preservação química.
Confira o DM-AL
Ferro
A presença de ferro em águas de abastecimento na indústria alimentícia é altamente indesejável porque afeta a cor e o odor da água. A medição deve ser realizada em até 48 horas após a coleta sem preservação química.
Confira o DM-FE