Todo mundo que trabalha com instrumento analítico já teve algum contato com as famosas soluções padrão. Resumidamente, uma solução padrão é uma solução com um valor de concentração pré-estabelecido, esse valor é conhecido e imprescindível para realizar calibrações e titulações. Para essa finalidade, existem soluções padrão que são denominadas de MR (Material de Referência) e MRC (Material de Referência Certificado).
Abaixo na imagem consta exemplos de soluções-padrão, no caso ambas de pH. A grande diferença entre elas é uma MR, ou seja, material de referência e a outra uma MRC, material de referência certificado.
O Material de Referência (MR), segundo a norma ABNT ISO GUIA30 DE 12/2016, é um material suficientemente homogêneo e estável com respeito a uma ou mais propriedades especificadas, que foi estabelecido como sendo adequado para o seu uso em um processo de medição.
As soluções MRs que utilizamos para calibrar os instrumentos analíticos, possuem certificado de análise que deve conter:
- Valor nominal
- Incerteza expandida do processo de produção
Os materiais de referência (MR) podem ser utilizados para avaliar a precisão e corrigir a exatidão. Essas são duas palavras muito utilizadas no campo de estudos analíticos.
Diferenças entre precisão e exatidão
Precisão: É a avaliação da dispersão dos resultados obtidos após uma série de medidas de uma mesma amostra
Exatidão: Trata-se do grau de concordância entre o resultado de uma medição e o valor verdadeiro.
O Material de Referência Cerfificado (MRC) é caracterizado por ser um procedimento metrologicamente válido, acompanhado de um certificado que fornece:
- Valor verdadeiro
- Incerteza associada
- Declaração de rastreabilidade metrológica
Valor verdadeiro
O valor verdadeiro é obtido por meio de caracterização através de um método primário, como por exemplo, a célula primária de hidrogênio ou dois métodos secundários, como por exemplo, eletrodo de pH e célula secundária de hidrogênio.
Para o cálculo da incerteza expandida associada leva-se em consideração a incerteza dos ensaios de caracterização, homogeneidade e estabilidade, multiplicada pelo fator de abrangência K.
Rastreabilidade
A rastreabilidade de uma solução está relacionada a padrões nacionais e/ou internacionais, através de uma cadeia de comparações, todas com suas incertezas.
Garantia de rastreabilidade
A garantia de rastreabilidade se dá por meio do selo do Inmetro, Instituto Nacional de Metrologia, e do ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation - Cooperação internacional de acreditação de laboratórios). Responsáveis por intermediar o comércio por meio de um acordo mundial entre os órgãos de acreditação, para que os dados e resultados de testes emitidos por laboratórios, órgãos de inspeção, fornecedores de testes de proficiência e produtores de material de referência acreditados pelos membros do ILAC, sejam aceitos globalmente.
A utilização de padrões MRC contribui para o aumento da confiança dos resultados e da exatidão nas medições, melhora a avaliação da checagem da precisão do instrumento e validação de métodos analíticos. Sendo uma grande aliada de quem busca melhoria contínua e confiabilidade metrológica.
A Digimed é produtora de material de referência e material de referência certificado. Conheça nosso escopo: clicando aqui
Caso você tenha dúvidas sobre qual tipo de calibração seguir no seu processo, entre em contato conosco! Solicitar cotação
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: 115633-2200 E-mail: digimed@digimed.ind.br ou Solicite sua cotação agora mesmo.