Durante a participação na IFAT Brasil 2025, entre os dias 25 e 27 de junho, a Digimed apresentou ao seu público instrumentos e soluções que contribuem para o controle de parâmetros e conservação do meio ambiente. A feira internacional é voltada para tecnologias ambientais, água, esgoto, drenagem e soluções em recuperação de resíduos.
Para Erica Silva, especialista da Digimed, foi de extrema importância a Digimed se fazer presente numa feira como a IFAT Brasil: “É um evento que está totalmente ligado ao nosso público, à nossa proposta de atuação em prol do meio ambiente, água, efluentes e tratamento de águas, onde apresentamos nossos equipamentos, lançamentos e soluções”.
A feira foi uma oportunidade para que empresas nacionais e internacionais, autoridades e especialistas se reunirem para debater alternativas para o desenvolvimento sustentável e modernização dos processos.

“É notável o interesse de todos em discutir sobre eficiência energética, redução de custos, eficiência de processos, prevendo o cuidado com o meio ambiente, ou seja, todos estão buscando agir de forma responsável”, completa Erica.
Para reforçar a preocupação com esses assuntos, a IFAT Brasil preparou dois palcos temáticos: o Blue Stage, voltado à gestão inteligente da água e esgoto, e o Orange Stage, dedicado à modernização da limpeza urbana, energias renováveis e valorização de resíduos sólidos.
Digimed na IFAT Brasil 2025
Entre as soluções divulgadas na IFAT Brasil 2025, a Digimed apresentou seus mais recentes lançamentos, como o TSAC-46, que realiza a análise de carga orgânica por meio da medição de até 7 parâmetros configuráveis (SAC, DQOEq, DBOEq, TOCEq, ABS254, ABS530 e Turbidez), e o TB-444BB, um analisador de ultra baixa turbidez, com tecnologia de detecção 360°, ambos com transmissão de dados on-line.

Para Symara Dantas, especialista da Digimed, o desenvolvimento de instrumentos com transmissão de dados on-line é um grande avanço para o mercado: “Hoje, os clientes buscam por mais praticidade, acesso aos dados de forma on-line, sem uso de cabos. Isso permite mais agilidade para eles no processo e tomada de decisão.
Além disso, a Digimed destacou seu núcleo de análises ambientais, que conta com laboratórios de análises acreditados e capazes de realizar coletas e análises que atendem às principais normas ambientais, e os medidores de laboratório, o DM-220, para medição de pH, e o DM-320, para medição de condutividade.
Importância das análises ambientais
Jorge Souza, especialista da Digimed, explica que os avanços do mercado e a preocupação com o meio ambiente vêm moldando as tendências em análises ambientais: “A contaminação de lençóis freáticos, aquíferos poluídos, fazem com que a gente evolua na análise de parâmetros, seja por análises ambientais ou instrumentação analítica”.
“Ao buscar os parâmetros que são controlados pelas normas, encontramos outros que podem impactar na qualidade da água, e devemos nos atentar a eles também. A água é um bem finito e, junto das empresas, devemos nos preocupar com a sua qualidade”, completa Jorge.
Pioneira na fabricação de instrumentos analíticos e especialista em análises ambientais, a Digimed vem, há mais de 47 anos, atuando no monitoramento e controle da qualidade da água, dos cosméticos, alimentos e outros produtos, contribuindo com a preservação do meio ambiente.