O que é Cor?
A Cor de um objeto ou substância é determinada pelos comprimentos de onda eletromagnética que o material reflete ao ser iluminado. De modo geral, o olho humano é estimulado pela radiação com comprimentos de onda entre 370 a 750 nm, conhecido por espectro visível da luz.
É comum que as pessoas enxerguem cores diferentes mesmo olhando para o mesmo objeto, pois a forma com a qual percebemos as cores está relacionada a genética e a forma como nossos olhos e cérebro captam e processam as frequências de luz.
Por essa razão os métodos visuais para determinação da Cor na água não são recomendados e apresentam resultados imprecisos e com alta incerteza.
Cor na água
Existem dois tipos de Cor:
- Cor aparente: é a Cor que observamos naturalmente na água.
- Cor verdadeira: é obtida após a remoção dos sólidos suspensos por meio de centrifugação, sendo proveniente, somente, de sólidos dissolvidos.
A qualidade dos corpos hídricos como: rios, lagoas e represas, está cada vez mais deteriorada. Os lançamentos feitos por indústrias e residências servem de nutrientes para algas, que se proliferam e promovem o aumento da vida biológica, degradando as condições naturais dos corpos hídricos. Este processo causa aumento na Cor, e, consequentemente, dificulta o processo de tratamento da água, que cada vez mais precisa de novas tecnologias e e instrumentos para que seja possível um tratamento efetivo.
Cor na Portaria GM/MS N°888
Após o tratamento da água, o monitoramento da Cor é realizado para assegurar que a água fornecida à população não tenha presença de substâncias dissolvidas que podem, ou não, ser prejudiciais à saúde. A Portaria GM/MS N°888 de 4 de maio de 2021 preconiza que o valor máximo permitido é de 15,0 uC (mg Pt-Co/L) ao chegar no consumidor final e deve ser medida a cada 2 horas.
A Cor enquadra-se como propriedade organoléptica, que são aquelas que podem ser facilmente percebidas pelos nossos sentidos: olfato, visão, paladar e tato, servindo como indicativo para aceitação ou rejeição da água.
Normalmente a presença de Cor está associada a incidência de ácidos fúlvicos e húmicos, algas, ferro e manganês, que fornecem, além da coloração, sabor desagradável e podem ainda apresentar riscos à saúde devido ao possível surgimento de bactérias ferruginosas e trihalometanos (THM).
Saiba mais sobre a Portaria GM/MS N°888 de 4 de maio de 2021!
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais!
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: +55 11 5633 2200
E-mail: digimed@digimed.ind.br