A Organização Internacional de Metrologia Legal é uma das três organizações estabelecidas para manter o Sistema Internacional de Unidades (SI) sob os termos da Convenção do Metro (Convention du Mètre).
Institutos Nacionais de Metrologia são as autoridades máximas em metrologia dentro de seus respectivos países. Produzem material de referência certificado com o objetivo de atender sua rede de laboratórios metrológicos ou de outros países que façam parte do acordo de reconhecimento mútuo do ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation).
Produtores de Material de Referência (PMR) são laboratórios produtores de material de referência certificado (MRC) acreditados pela autoridade metrológica de seu respectivo país e que cujos os critérios metrológicos atendem as diretrizes estabelecidos pelas normas ABNT NBR ISO 17034, ISO GUIDE 30 a 35, elaboradas pela ABNT e a ISO/REMCO - Reference Materials Committee of International Organization for Standardization.
Laboratórios de Qualidade, departamentos de P&D e em Geral na Indústria Nacional fazem uso dos padrões MRC produzidos pelos produtores de material de referência acreditados segundo a norma ABNT NBR ISO 17034 para assegurar a máxima qualidade e menor incerteza em seus processos
A excelência metrológica em processos industriais e laboratórios exigem precisão e exatidão cada vez melhores e rastreadas ao sistema internacional de medição. Esta rastreabilidade só é garantida quando padrões MRC são utilizados no processo de medição. Por este motivo, os laboratórios da indústria americana adquirem os padrões produzidos pela rede ligada ao NIST (National Institute of Standards and Technology) e os alemães os padrões da rede ligada ao PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt) embora possam adquiri-las de laboratórios acreditados de qualquer outro país, obedecendo a hierarquia do sistema metrológico até o BIPM (Bureau Internacional de Pesos e Medidas). No Brasil a indústria habituou-se a adquirir soluções importadas, pois não havia rede habilitada para o fornecimento local. Atualmente, o Inmetro, demonstrando toda sua qualidade e capacidade, habilitou sua rede PMR - ISO 17034 (Digimed). Assim, não é necessário a importação, baixando os custos e o tempo de entrega.
Consulte nosso escopo de MRC:
pH: https://digimed.ind.br/br/produtos/ph/materiais_de_referencia_certificados
Condutividade: https://digimed.ind.br/br/produtos/condutividade/materiais_de_referencia_certificados
Turbidez: https://digimed.ind.br/br/produtos/turbidez/materiais_de_referencia_certificados
IMPORTANTE
* As soluções MRC são rastreadas ao Sistema Metrológico Internacional (SI), seguindo uma cadeia hierárquica metrológica ininterrupta.
Padrão de Referência Certificado
Os padrões certificados seguem critérios normalizados baseados na norma ABNT NBR ISO 17034. Considerados o topo da pirâmide metrológica, os padrões de referência certificados são sinônimo de qualidade e confiabilidade. Habilitar uma rede de laboratórios produtores de material de referência ISO 17034, é um marco para o setor industrial de países com alto potencial de crescimento e desenvolvimento como o Brasil.
O material de referência certificado é acompanhado do seu certificado onde são declarados o valor da grandeza, pH ou condutividade, data de certificação, número do lote, valor de incerteza para um nível de confiança estabelecido, rastreabilidade metrológica e data de validade, resultados do processo de produção e caracterização e estudos de homogeneidade e estabilidade conforme especificado nas normas ISO. Adicionalmente parte de cada lote produzido fica retida no laboratório PMR, para monitoramento da qualidade do lote, garantido as informações do certificado até o fim do período de validade. A caracterização é realizada a temperatura de 25 ºC e o procedimento é orientado conforme ABNT ISO GUIA 35 [ABNT ISO GUIA 35, Materiais de Referência - Princípios gerais e estatísticos para Certificação. Brasil, 2012] e todo o procedimento está em conformidade com as normas DIN 19266 [DIN19266, Standard buffer solutions for calibrating pH measuring equipment, January 2000] e NBR 14339 [NBR 14339, Água - Determinação de pH - Método eletrométrico, Junho de 1999].
Também são realizados teste de homogeneidade e estabilidade antes de serem comercializadas.
Qual a diferença entre a solução MR e a solução MRC?
Material de Referência Certificado - MRC
Escopo de fornecimento de padrões PMR ISO 17034
As soluções são produzidas em acordo com a normas ABNT NBR ISO 17034 e ISO GUIAS ORIENTATIVAS 30 a 35:
• ABNT ISO GUIA 30:2000 - Termos e Definições Relacionados com Materiais de Referência
• ABNT ISO GUIA 31:2000 - Conteúdo de Certificados de Materiais de Referência
• ABNT ISO GUIA 32:2000 - Calibração em Química Analítica e Uso de Materiais Certificados
• ABNT ISO GUIA 33:2002 - Utilização de Materiais de Referência Certificados
• ABNT ISO GUIA 34:2004 - Requisitos Gerais para a Competência de Produtores de Material de Referência
• ISO GUIDE 35:2006 Reference Materials – General and Statistical Principles for Certification
Notícias relevantes:
Produção de soluções MRC Digimed
Novidade - MRC de Turbidez Digimed
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais!
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: 1156332200
E-mail: digimed@digimed.ind.br