O modelo DM-ME foi desenvolvido para oferecer expressivo ganho de produtividade e a diminuição de custo das Distribuidoras de Combustíveis para a análise de determinação de Metanol em combustíveis. Cabe lembrar que o Metanol é uma substancia tóxica e pode ser adicionado ao etanol ou a outro combustível de forma a adulterá-lo. Além da alta toxicidade, o Metanol tem poder calorífico 40% menor que o etanol. Apenas pela análise de densidade, não é possível determinar a adulteração do etanol combustível, pelo Metanol.
Métodos de Determinação:
Método Cromatográfico ABNT NBR 16041 - Etanol Combustível: Determinação dos teores de Metanol em etanol por Cromatografia Gasosa (CG). Esta é a metodologia de referência, para a determinação Qualitativa e Quantitativa. No entanto, tem elevado o preço e prazo para obtenção do laudo de análise, resultando em elevados custos para toda a cadeia produtiva.
Método Colorimétrico:
ISO 1388/8 Ethanol for industrial use Methods of test - Part 8: Método Colorimétrico Visual Determinação dos teores de Metanol em etanol por Colorimetria Visual, a partir do Método indicador de Schiff. Esta é a metodologia aceita, para a determinação somente Qualitativa. Tem como vantagens o tempo e o custo por análise. No entanto, por ter interpretação meramente visual, pode acarretar em erros expressivos, e a consequente perda de confiabilidade e levar a processos contenciosos.
Medidor portátil fotométrico. Atende ABNT NBR 16943.
Assim, surge a necessidade do desenvolvimento de uma nova técnica de análise, conciliando a extrema confiabilidade da Metodologia da Cromatografia Gasosa (CG), e as vantagens de custo e prazo de resposta do método colorimétrico, a partir do indicador de Schiff.
Método Fotométrico:
Norma ABNT NBR 16943: Determinação do Metanol em Combustíveis. A determinação qualitativa e quantitativa de metanol em etanol anidro combustível, etanol hidratado combustível e gasolina automotiva e suas misturas com etanol em qualquer proporção, pela técnica Fotométrica utilizando o indicador de Schiff.
O medidor modelo DM-ME foi concebido e projetado para determinar a concentração de Metanol em combustíveis, em conformidade com a Norma ABNT NBR 16943. O percentual de Metanol, presente na amostra, pode ser expresso em relação ao volume total, ou em relação ao volume de combustível. Para tanto, basta selecionar a opção “% TOTAL” ou “% REL”.
Uma vez definido o “%TOTAL ou %REL”, a próxima etapa será selecionar o combustível, no qual será analisado o teor de Metanol. A metologia analítica baseia-se no indicador de Schiff, que apresenta coloração púrpura-azulada e assume cor avermelhada com o aumento da concentração de Metanol na amostra.
As etapas da análise consistem na oxidação do Metanol e etanol, aos aldeídos metanal (formaldeído) e etanal, respectivamente, através do uso de permanganato de potássio. Posteriomente, elimina-se o excesso de oxidante com ácido oxálico. Por fim, utiliza-se Reagente de Schiff, para coloração do analito.
Ao término da análise, o medidor portátil apresenta no Display a indicação numérica da leitura do percentual de Metanol na amostra analisada, de 0,02 a 1,50% (v/v). Uma importante funcionalidade do modelo é permitir a utilização de um padrão (Material de Referência) para check de calibração a qualquer tempo, com rastreabilidade metrológica.
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais!
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: 1156332200
E-mail: digimed@digimed.ind.br