A ABNT recentemente publicou a norma NBR 16943:2021 sobre a utilização do método fotométrico com o reagente de Schiff. Essa norma permite que a detecção do metanol em combustíveis seja feita de maneira mais rápida e precisa, gerando economia quanto ao processo de análise com a mesma confiabilidade que o teste cromatográfico.
A necessidade da mensuração do metanol se deve às práticas fraudulentas da adição de metanol em combustíveis, principalmente o etanol, pois é um produto mais barato e de difícil detecção.
O metanol se não manipulado adequadamente é extremamente perigoso devido a sua toxidade e corrosividade. No corpo humano afeta diretamente o sistema nervoso central e, dependendo do período de exposição, pode causar cegueira ser fatal. Nos veículos, os danos são provocados na corrosão de peças metálicas não protegidas, velas e bicos injetores do motor, além do aumento no consumo do combustível.
A regulação do metanol em combustíveis possui como pontos normativos principais:
[2017] Resolução ANP nº 696
Altera a regulamentação vigente para incluir o metanol na definição de solvente e tornar mais efetivo o controle da Agência Nacional do Petróleo sobre esse produto;
[2018] Resolução ANP Nº 740
Altera a Resolução ANP nº 19 de 2015, que regulamenta as especificações do etanol anidro combustível e do etanol hidratado combustível e as obrigações quanto ao controle da qualidade, no que se refere ao teor de metanol:
- Define o teor máximo de metanol no etanol combustível em 0,5% de volume.
- Proíbe adição de metanol.
- Estabelece como metodologias de análise – ISO 1388/8 e ABNT 16041.
[2020] Resolução ANP Nº 807
Estabelece a especificação da gasolina de uso automotivo e as obrigações quanto ao controle da qualidade.
- Define o teor máximo de metanol na gasolina automotiva em 0,5% de volume.
- Proíbe adição de metanol.
- Estabelece como metodologias de análise – ISO 1388/8 e ABNT 16041.
[2021] ABNT NBR 16943
Determinação quantitativa de metanol em etanol anidro combustível, etanol hidratado combustível e gasolina automotiva e suas misturas com etanol em qualquer proporção, pelo método fotométrico utilizando reagente de Schiff.
Sobre o medidor fotométrico Digimed DM-ME
Atendendo a norma ABNT NBR 16943:2021, o DM-ME foi desenvolvido a partir da necessidade de nossos clientes do segmento de Petroquímicas para a detecção rápida do teor de metanol no controle de qualidade no recebimento dos combustíveis em suas plantas.
Nosso time de P&D viabilizou o equipamento fotométrico baseado na reação de Schiff e o time de Análises Ambientais por meios dos laboratórios Acreditados validaram o processo com a comparação do método cromatográfico. A nossa estrutura verticalizada permitiu termos um tempo muito curto no desenvolvimento do DM-ME até sua validação pelo CPT/ANP como metodologia válida e a geração da norma.
Para facilitar a operação em campo, a maleta possui todos os reagentes e acessórios necessários para realizar a análise em apenas 10 minutos. Com grande precisão, sua faixa de leitura é de 0,0 a 1,5% do volume e é aplicável a detecção do metanol em diversos tipos de combustíveis, inclusive em óleo diesel.
Consulte a página do DM-ME para sua especificação completa.
Converse conosco para saber como você pode implantar essa norma e economizar com as suas análises de detecção de metanol em combustíveis.
Continue lendo sobre esse assunto aqui!
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais!
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: 1156332200
E-mail: digimed@digimed.ind.br