O metanol presente em uma amostra é convertido a metanal (formaldeído) pela oxidação com solução de permanganato de Potássio. O excesso de permangato de potássio que não reagiu com o Metanol é consumido pela adição de solução de ácido oxálico. A adição do Reagente de Schiff reage com o metanal, resultando em uma solução de coloração avermelhada que é proporcional à concentração de metanol na amostra. O método baseia-se na norma ISO 1388/8.
TRANSMITÂNCIA E ABSORBÂNCIA
Quando a luz atravessa uma substância, parte da energia é absorvida (Absorbância) e parte transmitida (Transmitância). A Cor das substâncias deve-se à transmitância de certos comprimentos de ondas da luz branca que incide sobre elas, deixando transmitir aos nossos olhos apenas aqueles comprimentos de ondas não absorvidos.
Ao se incidir luz em um material, fótons de determinados comprimentos de onda serão absorvidos quando estes possuem a energia correspondente à diferença entre dois níveis energéticos dos átomos ou moléculas que estão atravessando. A energia é transferida para o material, e o feixe incidente sofre diminuição do número de fótons por segundo naqueles comprimentos de onda, sendo, portanto, atenuado. O termo Transmitância refere-se a quantidade de luz que atravessa o soluto sem interagir com a matéria. Já o termo absorção refere-se ao processo físico de absorver a luz, enquanto absorbância (também chamada absorvância ou absorvência) refere-se à quantificação matemática da luz absorvida.
A medida da absorbância de uma substância é realizada em um colorímetro. Um feixe de luz monocromática com comprimento de onda específico atravessa uma cubeta contendo a amostra e uma cubeta contendo um branco, composto pela cubeta preenchida pelo mesmo solvente da amostra, porém sem a substância sendo analisada. Um detector mede a intensidade dos feixes transmitidos. O quociente entre a intensidade da luz que atravessa o branco e a amostra é denominada Transmitância:
T = T Branco / T Solução
A comparação com o branco, garante que só será avaliada a absorbância relativa ao soluto de interesse, e a absorbância do solvente e as perdas por reflexões na cubeta serão compensadas. A transmitância de uma solução está relacionada com absorbância de modo que:
A = - log (T) -> A = log (1/T)
Onde A é a Absorbância e T a transmitância. Embora a Absorbância não tenha unidades verdadeiras, é frequentemente tratada em “Unidades de Absorbância”
Aprenda mais sobre o Metanol em combustíveis em nossa jornada!
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais!
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: 1156332200
E-mail: digimed@digimed.ind.br