Mais de 100 jovens foram premiados, no último sábado (7), durante a fase final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP 2025), promovida pela Associação Brasileira de Química (ABQ) - Seção Regional de São Paulo.
A Olimpíada de Química é realizada anualmente e tem o objetivo de fomentar o conhecimento de jovens pela química, aprimorar a formação de professores, proporcionar desafios que estimulem os estudantes a aprender química, além de os motivar a prosseguir na escolarização e carreiras científicas.
Para a edição de 2025, a ABQ contabilizou a participação de 400 escolas privadas e 608 escolas públicas, com alunos que se dividiram em duas categorias, sendo elas: alunos do 2º anos e anteriores, e alunos do 3º ano.
A Olimpíada vem buscando incentivar a participação de jovens alunos da rede pública de ensino e ampliar o seu acesso à educação, como conta Mauro Bertotti, presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ) e Professor Titular do Instituto de Química USP – São Paulo: “Nosso objetivo é levar os alunos das escolas públicas para a Universidade de São Paulo (USP) e para outras universidades”. Entre as ações de fomento, a OQSP premiou os alunos destaque para escolas públicas.
O acesso à educação e a continuidade das carreiras científicas é um importante passo para o desenvolvimento social, como destacou Hans Viertler, Professor Doutor do Instituto de Química USP – São Paulo: “A educação é instrumento de transformação social e desenvolvimento humano, e o caminho da curiosidade e da pesquisa é o que transforma profissionais”.
Olimpíada de Química e a importância da carreira científica
A Digimed, como patrocinadora da Olimpíada de Química, participou da cerimônia de premiação, entregando as medalhas de bronze aos alunos do 3º ano.
Paulo Prado, líder de marketing da Digimed, esteve na premiação e falou um pouco sobre a importância da empresa apoiar as Olimpíadas: “É uma experiência incrível ver tantos jovens reunidos para vivenciar este momento. Para a Digimed, uma empresa de 47 anos com foco no desenvolvimento sustentável da indústria, entendemos que o conhecimento é o caminho para o futuro, por isso, buscamos fomentar o conhecimento em química e ver cada um desses jovens nos dá certeza que estamos no caminho certo”.
Essencial para os avanços da sociedade, a carreira científica permite o avanço contínuo das tecnologias, promovendo descobertas, inovações e soluções que visam o desenvolvimento sustentável de todas as áreas.
Com o encerramento da OQSP, parte dos alunos participarão da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), que reunirá alunos de todo o país. Essa é uma oportunidade para descobrir jovens com talento e aptidões para o estudo da química, estimulando a curiosidade científica e incentivando-os a se tornar futuros profissionais.