O pH é o parâmetro mais estudado aqui na Digimed, pois é a base de toda a história da empresa em Instrumentação Analítica.
Quer saber o que é o pH e sua importância? Leia aqui!
Analisar a concentração de íons de H+ inicia-se com Louis Pasteur em 1875 e, desde então, diversos métodos e técnicas foram criadas para medir o grau de acidez de uma solução.
A metodologia colorimétrica consiste basicamente na alteração da coloração de uma substância após entrar em contato com um meio alcalino ou ácido. Inicialmente, uma série de soluções tamponadas eram preparadas e possuíam coloração característica formando uma escala colorimétrica que seria comparada com a amostra. Esse método era bastante impreciso.

Com a evolução da indústria e seus processos produtivos, diversos segmentos industriais passaram a necessitar técnicas mais precisas a fim de garantir a qualidade de seus produtos. Nesse contexto, as técnicas eletroquímicas ganharam muito espaço.
Para o pH a potenciometria tornou-se essencial, medindo o potencial elétrico através de um sensor (eletrodo) e sua correlação com a concentração do íon H+ na solução.
Quer saber mais sobre a técnica potenciométrica? Acesse a nossa jornada de pH e aprenda mais sobre essa importante relação. Clique aqui e inscreva-se!