A determinação da Turbidez é extremamente importante para garantir a qualidade da água para as mais diversas finalidades, numa estação de tratamento de água. Por exemplo, a falta ou o incorreto monitoramento e controle da Turbidez, pode aumentar o consumo de Cloro para desinfecção, aumentar o consumo de coagulantes, assim como a frequência de retro lavagem dos filtros, gerando elevação dos custos operacionais.
A determinação da Turbidez, pelo método nefelométrico, é adotado nas operações de controle de poluição e de verificação do parâmetro físico nas águas consideradas potáveis, assim como no monitoramento da eficiência dos sistemas de filtração e ultra filtração em processos de qualidade.
A técnica é baseada em medir a quantidade de material sólido suspenso a partir da luz dispersa num ângulo de 90° em relação a um feixe de luz incidente. Este ângulo é utilizado por oferecer melhor sensibilidade e menor interferência às variações de granulometria e massa das partículas.
Quanto maior a quantidade e intensidade da luz espalhada maior será a turbidez da amostra analisada. O turbidímetro é o aparelho utilizado para a leitura, sendo a Turbidez expressa em unidades nefelométricas de turbidez (NTU – Nefelometric Turbidity Unit).
Podemos considerar 2 normas amplamente utilizadas para padronização da metodologia de análise de Turbidez, são elas: ISO 7027 (Europeia) e EPA 180.1 (Norte Americana).
A fonte de luz emitida está sujeita a variações de potência, para compensar esta variação é feita uma medição também de transmitância e a razão entre o sinal obtido em cada fotocélula elimina os erros provenientes dessas variações.
Quando a Turbidez é alta (tipicamente maior do que 1000 NTU) a alta concentração de partículas tende a provocar um maior espalhamento em um ângulo diferente de 90°, dessa forma é necessária a inclusão de uma fotocélula a um ângulo de 138° com a finalidade de aumentar a sensibilidade em faixas maiores de Turbidez.
Receba um série de boletins técnicos exclusivos sobre o tema “Turbidez” em seu e-mail. Inscreva-se: https://materiais.digimed.ind.br/jornada_turbidez
Confira os produtos Digimed para essa análise: https://www.digimed.ind.br/br/produtos/parametro/turbidez
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais!
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: 1156332200
E-mail: digimed@digimed.ind.br