A Turbidez é uma propriedade física dos fluidos que relaciona a transparência do meio à presença de materiais em suspensão. É causada por partículas sólidas em suspensão, como argila e matéria orgânica, que formam coloides e interferem na propagação da luz alterando as propriedades ópticas da água. A American Public Health Association (APHA) define Turbidez como “uma expressão da propriedade ótica que causa absorção ou dispersão da luz ao invés da transmissão direta da luz em linhas retas através da amostra”.
O valor da Turbidez é medido em FNU (Formazine Nefelometric Unity), FTU (Formazine Turbity Unity), TU (Nefelometric Turbity Unity) e outras. É a afirmação quantitativa deste fenômeno qualitativo.
Assista ao nosso vídeo e saiba Como definir Turbidez!
Saiba mais sobre Técnica de Análise de Turbidez!
Histórico
Os primeiros estudos para medir a Turbidez datam de 1900. Wipple e Jackson prepararam padrões de valor conhecido em ppm de Sílica. A medição consistia em adicionar lentamente uma amostra dentro do tubo de vidro até que a imagem da chama da vela, vista do topo do tubo, se difundisse em um brilho uniforme. A profundidade da amostra dentro do tubo era então lida em ppm de Sílica e a unidade era UTJ (Unidade de Turbidez de Jackson). |
Medidas de Turbidez
A complexidade das interações óticas entre a luz incidente, as propriedades dos materiais dissolvidos e em suspensão e as características do fluido influenciam diretamente a medição da Turbidez de um meio. Dessa forma, não pode ser medida diretamente recorrendo a uma única propriedade do fluido ou dos materiais nele suspensos, e sim avaliada pela comparação com padrões estabelecidos por normas técnicas.
Em 1926, soluções de formazina começaram a ser utilizadas, por possuir homogeneidade entre as partículas e serem reproduzidas com facilidade. A partir disso, várias escalas foram utilizadas para expressar a Turbidez, como:
- FTU (Unidade de Turbidez Formazina),
- NTU (Unidade Nefelométrica de Turbidez),
- FAU (Unidade de Atenuação de Formazina),
- FNU (Unidade Nefelométrica de Formazina),
- UT (Unidade de Turbidez).
Há outra unidades de medida de Turbidez, sendo NTU a mais utilizada atualmente.
Nefelometria
A análise de Turbidez é uma medida ótica do espalhamento da luz dispersa por materiais diversos em suspensão. Quando a luz atravessa uma amostra, partículas no caminho alteram a direção da luz, provocando o espalhamento do feixe de luz, a medição deste espalhamento em ângulo de 90° é denominada Nefelometria. |
A importância da análise de Turbidez e seu impacto
A Turbidez é um importante indicativo no estudo da qualidade das águas, em especial das águas para consumo humano. A elevação da Turbidez pode ocorrer devido à erosão do solo, exploração comercial de argila ou minerais, lançamentos de efluentes industriais e domésticos. Esta elevação pode causar diversos problemas ambientais, pois as partículas sólidas que ficam na superfície absorvem calor da luz solar e promovem aumento da temperatura, alterando as condições naturais de rios, lagos e oceanos.
Além de reduzir a penetração da luz na coluna d’água, dificultando a realização de fotossíntese de algas e vegetações submersas. O controle da Turbidez é extremamente importante quando se trata de água para consumo humano, já que o material particulado suspenso proporciona as condições ideais para proliferação de micro-organismos patogênicos.
Turbidez na Portaria GM/MS n°888
A Portaria GM/MS N°888, de 4 de maio de 2021, que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade, e altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, determina que o valor máximo permitido (VMP) após filtração rápida é de 0,5 uT (unidade de Turbidez), após filtração em membrana é de 0,1 uT, após desinfecção (para águas subterrâneas) é de 1,0 uT e em toda extensão do sistema de distribuição (reservatório e rede) ou pontos de consumo o VMP é de 5 uT.
Sabia mais sobre Turbidez:
Porque não se deve fazer o controle da dosagem de coagulante através da Turbidez?
Acompanhe nossas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube) para receber todas as novidades e saber mais sobre instrumentação analítica e análises ambientais!
Entre em contato com nossos especialistas!
Assistente virtual Didi: +55 11 5633 2200
E-mail: digimed@digimed.ind.br